sábado, 19 de setembro de 2009

Salvem a regra 12

Tchês,

Após um longo período de recesso, volto aqui por conta deste som que, às 3:30 da manhã, não me deixa dormir. Há cerca de 7 horas ecoa por Salvador e pela minha pacata Santo Amaro de Ipitanga o brado retumbante do torcedor do Decano, que mais uma vez fez da Toca do Leão o lugar de um time imbatível. A participação da torcida foi tão fundamental para o triunfo contra o inter que esta abalizada análise poderia tratar somente disto. O Barradão, que é o maior atacante do TRITÓRIA de todos os tempos, está simplesmente impossível vestido com sua camisa 12.

O camisa 12 do TRITÓRIA, entretanto, não pode ser a tônica deste que é um imparcial ensaio. E digo isto porque, na noite de sábado, outro "12" roubou a cena: a REGRA 12 do futebol. Ou melhor: o escancarado desrespeito à regra 12. Dentre outras coisas, a regra 12 diz que é punível de cartão amarelo o jogador que "for culpado de conduta antiesportiva", e aqui está implícito o axioma mundialmente conhecido como: "é proibido humilhar o adversário". Meus amigos, o TRITÓRIA é culpado. Bastava ganhar o internacional, bastava obter os três pontos. Ao que pergunto: precisava humilhar o inter daquele jeito?

Aos que nada sabem além do resultado, explico - e observem se vocês não concordam comigo. Precisava Neto Berola colocar a bola entre as pernas de Guiñazu? Precisava Ramon aplicar um banho de cuia no marcador rio-grandense? Precisava Apodi ficar tentando marcar de bicicleta só porque o jogo estava ganho?

E, sobretudo, precisava o décimo segundo jogador rubro-negro ficar gritando insistentemente "OLÉ" no Maior do Estado? Leiam com atenção: nenhuma das vítimas do TRITÓRIA foi tão vilipendiada quanto o time colorado. Não, ninguém venha me falar do 6x2 contra o Santos ou do 4x1 contra o Santo André. Estamos falando aqui de um entrave contra uma equipe forte - eu diria até que se trata do melhor elenco do Brasil.

Mas agora é hora de dar um tempo com o Campeonato Pátrio. A Sudamericana está à porta e, cheio do seu fôlego, gritarei esta semana para o Uruguai e uma banda da Argentina:

¡¡¡¡BUERA TRITÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓRIA!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário